Pages

Neurilan afirma não ter nada contra Dorner, mas não aceita imposição

neurilan amm
Presidente da AMM Neurilan Fraga diz que prefeitos do PSD não se opõem à indicação de Dorner para presidir a sigla em MT, mas querem debater assunto
O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), prefeito de Nortelândia Neurilan Fraga, afirma que os 39 prefeitos do PSD não se opõem à indicação do ex-deputado federal Roberto Dorner para presidir a sigla, em Mato Grosso.
Segundo o social-democrata, o grupo não aceita que o nome seja imposto pelo diretório nacional, sob comando do ministro das Cidades Gilberto Kassab. “Defendemos que o processo tenha que ser discutido com a participação dos filiados. Se decidirem pelo nome do Dorner, será o Dorner o presidente. Não temos nada contra o nome dele. O que nós não aceitamos é imposição de cima pra baixo”.
Caso a reivindicação dos prefeitos não seja respeitada pelo diretório nacional do PSD, Neurilan não descarta a desfiliação em conjunto. A decisão de permanecer ou sair do partido depende do cumprimento dos acordos já firmados. “Primeiro nós fizemos o pacto que todos os prefeitos permanecem ou saem juntos. O segundo encaminhamento é uma reunião com Kassab, que deve acontecer no prazo de 15 dias. Em terceiro lugar, os prefeitos devem participar da direção estadual”.
Nos bastidores, a informação é de que Kassab já decidiu indicar Dorner para presidência do PSD aqui no Estado. O objetivo seria afastar os membros ligados ao ex-deputado federal José Riva, preso desde 21 de fevereiro sob acusação de desviar R$ 62 milhões dos cofres da Assembleia. Além disso, a cúpula pretende abrir caminho para aproximação com o governador Pedro Taques (PDT).
Sobre o ressurgimento do atual presidente, o ex-governador Chico Daltro, que pretende permanecer no comando partidário, Neurilan sustenta que a postulação é legítima. No entanto, lembra que o dirigente precisa do respaldo dos correligionários para permanecer na presidência do PSD estadual. 
Daltro saiu de cena após ser derrotado na disputa por vaga na Câmara Federal. O “sumiço”, juntamente com a prisão de Riva, deixou o PSD sem direção. “O Chico Daltro não deu explicações. Só falou que o diretório está em dia e que a documentação está em ordem. O que eu falei é que se for consenso, ele permanecerá no cargo”, diz Neurilan.
A posição dos prefeitos do PSD foi fortalecida com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou os ocupantes de cargos majoritários, presidente da República, senadores, governadores e prefeitos, para mudar de partido sem risco de enquadramento da Lei de Fidelidade Partidária. Conforme o presidente da AMM, a definição da possível nova sigla ocorre somente após o esgotamento dos debates internos.
http://www.rdnews.com.br/